SONHOS DE BOLA (PORTUGUÊS)

sinopse 

A aventura de 23 jogadores de futebol sul americanos que chegaram poucos meses antes do crack argentino, sonhando o sucesso no país de seus avós. Para treiná-los será o grande campeão argentino Mario Kempes. Um filme sobre os sonhos que movem existências, um documento sobre aspectos não  revelados do mundo do futebol e uma sofrida experiência de imigração de retorno.

a estória

Agosto 2001, 23 jogadores de futebol oriundos, treze argentinos e dez uruguaios, chegam na Itália para realizar um projeto singular: jogarem todos juntos num time italiano de 3° divisão, a Unione Sportiva Fiorenzuola (em Fiorenzuola d’Arda[1]). O grupo está sob o comando do ex-campeão argentino Mário Kempes, artilheiro do campeonato mundial 1978, apelidado el matador, pois conduziu a seleção argentina à vitória na final da Copa do mundo contra a Holanda de Cruyff e foi o eleito o melhor jogador do torneio. Conhecido pela sua garra, sobriedade e modéstia, ficou também famoso porque se recusou de apertar a mão do ex-ditador Videla na cerimônia de premiação no estádio Monumental de Buenos Aires.

A idéia de fazer uma esquadra inteira de jovem talentos que jogavam na primeira ou segunda divisão nos países de origem e com dupla nacionalidade (italo-argentina ou italo-uruguaia), é do empresário milanês Alessandro Aleotti. Ele quer trazer um pouco mais de brilho ao cinzento campeonato de serie C italiano, mas também fazer um grande football business: pagando em pesos pelos passes dos atletas e vendendo no final do campeonato à primeira e segunda divisão por um preço muito superior e em euros.

No futebol os imprevistos são sempre incontroláveis mas na vida de todo o dia a realidade muitas vêzes supera a fantasia. Neste caso a troupe vira testemunha de um verdadeiro reality show sobre o futebol. Captando momentos de espera quase infinitos, as esperanças, as memórias, as emoções dos jovens jogadores e de seu técnico, passo a passo, através do dia a dia, das declarações e de filmagens quase “candid camera”. Uma longa, exaustiva, melancólica e emocionante espera filmada. Uma espera amarga, porque no final o acordo com o Fiorenzuola não se concluirá e os jogadores ficarão sem nada, sem nem mesmo o dinheiro para o ticket de retorno.

[1] Pequena cidade de cerca 15.000 habitantes situada na Emilia-Romagna entre Piacenza e Parma, economicamente forte abriga empresas como a ENI (Ente Nazionale Idrocarburi) um rico monopólio de extração e elaboração de hidrocarburo, gás e petróleo.